Mobilidade social no Peru: impacto da educação e do ambiente socioeconômico do chefe de família (2014-2023)

Autores

  • Diana Milagros Reyna-Motta Universidade Nacional Maior de São Marcos, Perú
  • Héctor Javier Bendezú-Jiménez Universidade Nacional Maior de São Marcos, Perú

Palavras-chave:

educação parental, mobilidade social, desigualdade social, pobreza, Peru

Resumo

Historicamente, a educação parental tem sido fundamental para a mobilidade social e económica dos seus filhos. Este artigo examina seu impacto e diversas variáveis ??socioeconômicas (sexo, idade, língua materna, deficiência, local de residência e região) nas oportunidades educacionais e na mobilidade social dos chefes de família no Peru (2014-2023).

Utilizando um Modelo Logit Ordinal Generalizado e a Pesquisa Nacional de Domicílios, confirma-se que a escolaridade parental é fundamental no nível educacional do chefe de família, apoiado por estudos anteriores na América Latina. Estas conclusões destacam a necessidade de investir na educação para reduzir as desigualdades e construir sociedades mais equitativas, onde todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades.

Biografia do Autor

Diana Milagros Reyna-Motta, Universidade Nacional Maior de São Marcos, Perú

Economista. Mestrado em Economia com menção em Gestão e Políticas Públicas (MEGPP) pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM). Especialização em Econometria Aplicada pela Universidad Nacional de Ingeniería (UNI). Especialista em Análise e Acompanhamento de Políticas Educacionais no Consejo Nacional de Educación - Ministerio de Educación (MINEDU). Colaborador do grupo de pesquisa Economia e agroexportação - ECOAGROX da UNMSM. ORCID https://orcid.org/0009-0007-0326-1475

Héctor Javier Bendezú-Jiménez, Universidade Nacional Maior de São Marcos, Perú

Mestre em cooperação internacional e doutor em economia internacional e desenvolvimento, Universidade Complutense de Madrid (Espanha); Economista, UNMSM, Lima (Peru). Professor principal e pesquisador da UNMSM com ampla experiência internacional na gestão de programas de desenvolvimento. Autor de artigos de investigação em revistas indexadas. ORCID https://orcid.org/0000-0001-9530-6472

Referências

Aguilar-Cruz, F. & Pérez-Mendoza, J. (2017). Movilidad Social en México. La educación como indicador de desarrollo y calidad de vida. Revista Ciencias Sociales, 84(17), 664-697. https://produccioncientificaluz.org/index.php/opcion/article/view/23405

Benavides, M. & Etesse, M. (2012). Movilidad educativa intergeneracional, educación superior y movilidad social en el Perú: evidencias recientes a partir de encuestas de hogares. Educación superior, movilidad social e identidad, 51-92. https://www.grade.org.pe/publicaciones/1137-movilidad-educativa-intergeneracional-educacion-superior-y-movilidad-social-en-el-peru-evidencias-recientes-a-partir-de-encuestas-a-hogares/

Bruno-Seminario, A., Córdova-Chuquihuanga, A. & Santos-Arriola (2020). Las lenguas originarias del Perú. Un análisis de su estado desde la multiculturalidad. Revista de Ciencias Sociales y Humanas, 2(3), 92-104. https://doi.org/10.47606/ACVEN/PH0015

Calle, Y. (2016). Transmission of human capital between parents and children in Colombia: A causal mechanism of poverty. Revista de Economía del Caribe (18), 60-91. https://rcientificas.uninorte.edu.co/index.php/economia/article/view/8346/pdf_323

Cuenca, R. & Urrutia, C. (2019). Explorando las brechas de desigualdad educativa en el Perú. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 24(81), 431-461. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-66662019000200431

Espinosa, A. & Arrieta, R. (2010). Movilidad social, educación y mercado laboral en el departamento de Córdoba (Colombia). Revista de Economía del Caribe, 5, 103-142. https://rcientificas.uninorte.edu.co/index.php/economia/article/view/1255/795

Formichella, M. (2009). Una explicación de las trampas de pobreza: El circulo vicioso entre el nivel de educación y el nivel de ingresos. Estudios Económicos, 26(52), 49-80. https://www.redalyc.org/pdf/5723/572363593003.pdf

Guillermo, S. & Castañeda, A. (2021). Efectos de los factores macroeconómicos individuales sobre la movilidad socioeconómica en México: análisis mediante la estimación de un Modelo Probit Ordenado Generalizado. EconoQuantum, 18(1), 75-115. https://doi.org/10.18381/eq.v18i1.7197

Huerta, J. (2012). El rol de la educación en la movilidad social de México y Chile. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 17(52), 65-88. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-66662012000100004

Instituto Nacional de Estadística e Informática (2024). Perú: Evolución de la Pobreza Monetaria, 2014-2023. https://www.gob.pe/institucion/inei/informes-publicaciones/5558423-peru-evolucion-de-la-pobreza-monetaria-2014-2023

Mendoza-Ponce, F. (2024). La calidad de la educación en el ámbito rural: Una revisión sistemática 2017-2023. Episteme Koinonia, 7(7), 150-167. https://doi.org/10.35381/e.k.v7i1.3727

Ministerio de Educación. (2024). Tendencias. Serie desde 2016. Estadística de la Calidad Educativa. https://escale.minedu.gob.pe/ueetendencias2016

Ríos, J., Angarita, B., Vargas, L. & Azcárate, J. (2023). Factores de movilidad social en un sector rural de Colombia. Revista de Ciencias Sociales, 29(1), 169-185. https://produccioncientificaluz.org/index.php/rcs/index

Rodrigo, L. & Oyarzo, M. (2021). Social Mobility in Chilean youth and their parents a Generational analysis from the perspective of social reproduction. Latin American Perspectives, 2(3), 1-23. https://doi.org/10.1177/0094582X20939103

Sandoval, J., & Hernández, G. (2018). Crítica a la teoría del capital humano, educación y desarrollo socioeconómico. Revista Ensayos Pedagógicos, 13(2), 137-160. https://doi.org/10.15359/rep.13-2.7

Sarmiento-Quispe, E., Quispe-Huayta, E. & Calli-Vilca, L. (2023). Factores determinantes que influyen en el logro del nivel educativo en las mujeres en el Perú 2022. Semestre Económico, 12(2), 5-14. http://dx.doi.org/10.26867/se.2023.v12i2.149

Torres, J., Parra, F. & Rubio, J. (2018). Transmisión educativa intergeneracional en el Perú: un cálculo para las generaciones nacidas entre 1950-1989. Economía, 41(81), 101-124. https://doi.org/10.18800/economia.201801.005

Torres, K. (2023). Actitudes hacia la discapacidad en el ámbito educativo: una revisión sistemática. Avances en Psicología, 31(1), 1-13. https://doi.org/10.33539/avpsicol.2023.v31n1.2879

Uribe, C. & Ramírez, J. (2019). Clase media y movilidad social en Colombia. Revista Colombiana de Sociología, 42(2), 229-255. https://doi.org/10.15446/rcs.v42n2.50749

Williams, R. (2006). Generalized Ordered Logit/Partial Proportional Odds Models for Ordinal Dependent Variables. The Stata Journal, 6(1), 58-82. https://doi.org/10.1177/1536867X060060010

Publicado

2025-07-02

Edição

Seção

Artigo científico