Resumo
Este artigo estuda as manifestações culturais do Carnaval de Barranquilla com o objetivo de abstrair elementos-chave na configuração do imaginário da identidade cultural da região. Não se pretende ser uma referência em termos de definição de identidades, mas expor um ponto da vida que serve para a construção social. Tratase de uma pesquisa bibliográfica que realiza uma revisão de termos como “identidade cultural” ou “Carnaval de Barranquilla”. O objetivo é compartilhar essas descobertas com pessoas interessadas neste tópico. Como parte das conclusões, constatamos que o Caribe colombiano possibilita a afirmação dos indivíduos que compõem sua sociedade, valorizando as expressões individuais. Por sua vez, essas particularidades contribuem para a construção da comunidade. Desta forma, seus habitantes se complementam e criam um modo de vida comum. É sobre a identidade costeira. As manifestações culturais, como o carnaval, tornaram-se propriedade social e apresentam diferentes linguagens, comportamentos e saberes que configuram os valores e promovem os processos específicos de identificação social desta região.
Referências
Abello Villalba, M. (1981). Manifestaciones culturales populares del Carnaval de Barranquilla. Bogo- tá: Universidad de los Andes.
Abello Villalba, M., Buelvas Aldana, M. y Caballero Villa, A.
(2004). Tres culturas en el Carnaval de Barranquilla. Huellas, 71-75, 113-117. Barranquilla, Colom- bia: Ediciones Uninorte.
Aguirre, Á. y Morales, J. F. (1999). Identidad cultural y social. L’Hospitalet de Llobregat, Barcelona: Ediciones Bardenas.
Alcaldía de Barranquilla (2019). Carnaval en Cifras: Movimiento económico del Carnaval de Barranquilla 2019. Barranquilla, Colombia: Alcaldía de Barranquilla.
Bákula, C. (2000). Reflexiones en torno al patrimonio cultural. Turismo y Patrimonio 1, 167-174.
Coneo Rincón, M. (22 de febrero de 2020). Carnaval de Barranquilla mueve $308.219 millones y jalona la economía de municipios cercanos. La República. Obtenido de: https://www.larepublica.co/ocio/carnaval-de-barranquilla-mueve-308219-mi- llones-y-jalona-la-economia-de-municipios-cercanos-2968164
Congreso de Colombia, Ley 706 de 30 de noviembre de 2001.
Esteva Fabregat, C. (1989). Antropología, folclore e identidad cultural. Mérida, España: Editorial Regional de Extremadura.
García, C. (2002). Patrimonio etnológico, cultura y memoria. Barcelona: Diputación Provincial de Barcelona.
Laude, J. (1968). Las artes del África negra. Barcelona: Nueva Colección Labor.
Lizcano Angarita, M. S. (2005). Carnaval de Barranquilla: Patrimonio de la humanidad, breve historia de una proclamación. Huellas, 264 – 273.
Medina, F. (2005). La danza en el Carnaval de Barranquilla. Huellas, 71, 168-172
Revollo, P. M. (1998). Memorias del presbítero Pedro María Revollo 1868 a 1906”. Barranquilla, Colombia: Editorial Mejoras.
Rey, G. (2002). Cultura y Desarrollo Humano: unas relaciones que se trasladan. Pensar Iberoamérica: Revista de cultura, 4, OEI: Servicio de Publicaciones.
Rey Sinning, E. (2004). Joselito Carnaval Análisis del Carnaval de Barranquilla. Bogotá, D.C.: Plaza y Janés.
Salcedo, L. (Comp.) (2002). Carnaval de Barranquilla. Obra maestra del patrimonio oral e intangible de la humanidad. Dossier de candidatura ante la Unesco. Bogotá-Barranquilla: Presidencia de la República, Ministerio de Cultura, Fundación Carnaval de Barranquilla e Instituto Distrital de Cultura de Barranquilla.
Unesco (2003). Para la salvaguarda del patrimonio, Convención. Cultural Inmaterial
Universidad del Atlántico (ed.) (1999). Primer encuentro de investigadores del Carnaval de Barran- quilla. Barranquilla, Colombia: Fondo de Publicaciones de la Universidad del Atlántico.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Memorias