Gravar a festa: cultura audiovisual LGBTI em Barranquilla
PDF (Español (España))
HTML (Español (España))

Palavras-chave

carnaval
cultura audiovisual
travestismo
transformismo
LGTBI
Caribe carnival
audiovisual culture
memory
transvestism
transformism
LGTBI
Caribbean carnaval
cultura audiovisual
memória
travesti
transformismo
Caribe

Resumo

Este artigo analisa, a partir de um corpus audiovisual selecionado pela autor, a realidade das pra?ticas de travestis, transformistas e drag queens no Carnaval de Barranquilla, que agora parecem gozar de aceitac?a?o, grac?as a um cena?rio poli?tico em mutac?a?o. A pesquisa enfoca a forma como o travesti audiovisual questiona e / ou tensiona o conceito de patrimo?nio, tradic?a?o, valorizac?a?o e o Plano de Salvaguarda do Carnaval de Barranquilla. Essas pra?ticas compo?em atualmente o mapa visual / audiovisual dos carnavais, tornando-se nos anos 2000 e 2010 uma tende?ncia marcante que mais atrai essas festas populares. Embora sua histo?ria seja marcada pela discriminac?a?o e pela invisibilidade, o coletivo LGBTI conseguiu, no carnaval, encontrar uma forma de neutralizar o que parecia impossi?vel. No entanto, garantir que artistas, atores, empresa?rios e gerentes LGBTI tenham total aceitac?a?o no carnaval e? mais complexo do que voce? possa imaginar. A metodologia da pesquisa consistiu na realizac?a?o de entrevistas com representantes da comunidade LGBTI vinculadas a festas populares, ale?m da revisa?o, selec?a?o e ana?lise de uma amostra de conteu?do audiovisual, fotogra?fico e de imprensa, por meio da qual foi aprofundado nos estudos dessas pra?ticas e sua evoluc?a?o. Neste artigo o autor foca apenas a cultura audiovisual e o material de imprensa, este u?ltimo transversal ao conteu?do audiovisual. Como resultado, uma diversidade de pontos de vista que enriqueceu a discussa?o e sua importa?ncia para os estudos caribenhos e a cultura regional.

https://doi.org/10.14482/memor.46.306.766
PDF (Español (España))
HTML (Español (España))

Referências

Alcaldía de Barranquilla (2015). Plan de Salvaguardia del Carnaval de Barranquilla. Anexo de la Resolución N° 2128 del 21 de julio de 2015 del Ministerio de Cultura de Colombia. Barranquilla: Secretaría de Cultura, Patrimonio y Turismo de la Alcaldía de Barranquilla.

BLU Radio (21 de febrero de 2017). Carnaval S. A. sancionará a grupo LGBTI que se desnudó en desfile de Guacherna. BLU Radio, Barranquilla. recuperado de: https://www. bluradio.com/blu360/caribe/carnaval-s-a-sancionara-a-grupo-lgbti-que-se-desnudo-en-desfile-de-guacherna

Butler, J. (2002 [1995]). Cuerpos que importan: sobre los límites materiales y discursivos del sexo. Buenos Aires: Paidós.

Celis Albán, F. (2002). Colombia erótica. Bogotá, D.C.: Intermedio Editores.

Chaparro Silva, A. (2017). Poder ser nosotros mismos. Fiesta, performance y políticas identitarias en el Carnaval gay de Barranquilla. En M. Ortega González-Rubio y J. Penenrey Navarro (Eds.), Todos me miran: América Latina y el Caribe desde los estudios de género (pp. 101-120). Barranquilla, Colombia: Sello editorial Universidad del Atlántico.

Chica García, A. (21 de febrero de 2017). Estudian sanción a trans que se desnudaron en Guacherna. El Heraldo, Barranquilla. Recuperado de: https://www.elheraldo. co/barranquilla/estudian-sancion-trans-que-se-desnudaron-en-guacher- na-330680

Correa, J. D. (2013a). El ciclo rosa, una muestra de cine que disuelve fronteras. En J. D. Correa (Ed.), Ciclo Rosa Audiovisual Catálogo 2013 (pp. 13-24). Bogotá: Cinemateca Distrital e Instituto Distrital de las Artes.

Correa, J. D. (2013b). Barrido en rosa, el Ciclo Rosa audiovisual. En J. D. Correa (Ed.), Ciclo Rosa Audiovisual Catálogo 2013 (pp. 41-50). Bogotá: Cinemateca Distrital e Instituto Distrital de las Artes.

De Lauretis, T. (1989). Technologies of Gender. Essays on Theory, Film, and Fiction. Londres: Macmillan.

De Lauretis, T. (1992 [1984]). Alicia ya no. Feminismo, semiótica y cine. Madrid: Cátedra.

De la Mora, S. (2006). Cinemachismos: Masculinities and Sexualities in Mexican Film. Austin: University of Texas Press.

Dyer, R. (1986 [1977]). Cine y homosexualidad. Barcelona: Editorial Laertes.

Foster, D. W. (2003). Queer Issues in Contemporary Latin American Cinema. Austin: University of Texas Press.

Gontovnik, M. (4 de febrero de 1997). Punto gay. El Tiempo, Bogotá. Recuperado de: https://www.eltiempo.com/archivo/documento/MAM-587588

González Cueto, D. (2015). Los de abajo en el Carnaval de Barranquilla: La confrontación entre el espacio público y las fiestas en la mirada audiovisual. En D. González Cueto y G. Carbó Ronderos (Comp.), Las artes desde el Caribe. Sonidos, miradas, movimientos (pp. 132-155). Barranquilla: Sello Editorial Universidad del Atlántico.

González Cueto, D. A. (25 de agosto de 2017a). Entrevista a Heriberto Mejía Mercado [Comunicación personal]. Lugar: Hotel Casa Ballesteros. Barranquilla, Colombia.

González Cueto, D. A. (28 de agosto de 2017b). Entrevista a Wilson Castañeda [Comunicación personal]. Lugar: Sede Caribe Afirmativo. Barranquilla, Colombia.

González Cueto, D. A. (28 de agosto de 2017c). Entrevista a Hemel Noreña [Comunicación personal]. Lugar: Sede Fundación Sky. Barranquilla, Colombia.

González Cueto, D. A. (25 de agosto de 2017d). Entrevista a Eusebio Castro [Comunicación personal]. Lugar: Guillermo Díaz Peluquería. Barranquilla, Colombia.

Lechón Álvarez, M. (2001). La sala oscura Guía del cine gay español y latinoamericano. Madrid: Nuer.

Lizcano Angarita, M. y González Cueto, D. (2013). Imágenes de carnaval, entre el celuloide y el video Carnaval de Barranquilla: De Floro Manco a la Unesco. 100 años de patrimonio cultural inmaterial en el documental. En M. Lizcano Angarita y D. González Cueto (Comps.), Leyendo el carnaval. Miradas desde Barranquilla, Bahía y Barce- lona (2a ed.) (pp. 77-111). Barranquilla: Ediciones Uninorte.

Lugo Bertrán, D. (2012). Introducción al dossier La cantidad queer en el cine de Latinoamérica. Imagofagia. Revista de la Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual, 6. Recuperado de: http://www.asaeca.org/imagofagia/index.php/ imagofagia/article/view/323

Luján Jaimes, Ch. (21 de febrero de 2017). “Mostrar los senos en la Guacherna no fue mostrar los genitales”: Caribe Afirmativo. El Heraldo, Barranquilla. Recuperado de: https://www.elheraldo.co/barranquilla/mostrar-los-senos-en-la-guacherna- no-fue-mostrar-los-genitales-caribe-afirmativo-330762

Menéndez Menéndez, M. I. (2015). Aproximación metodológica a los Gender Studies. Cómo utilizar la categoría género en la cultura audiovisual. En R. Eguizábal(Ed.), Metodologías 1 (pp. 81-99). Madrid: Fragua.

Millington, M. (2007). Hombres in/visibles. La representación de la masculinidad en la ficción latinoamericana, 1920-1980. México, D.F.: Fondo de Cultura Económica.

Mira, A. (2008). Miradas insumisas Gays y lesbianas en el cine. Barcelona: Egalés.

Mulvey, L. (2001 [1975]). Placer visual y cine narrativo. En B. Wallis (Ed.), Arte después de la modernidad Nuevos planteamientos entorno a la modernidad (pp. 365-377). Madrid: Ediciones Akal.

Padrón, F. (2014). Diferente Cine y diversidad sexual. La Habana: ICAIC.

Penley, C. (1988). Feminism and Film Theory. Londres: Routledge

Pribram, E. D. (Ed.) (1988). Female Spectators: Looking at Film and Television. London: Verso.

Pulgarín, C. A. (31 de enero de 1997). Gay desfilarían en el Carnaval de Barranquilla. El Tiempo, Bogotá. Recuperado de: https://www.eltiempo.com/archivo/documento/MAM-550440

Russo, V. (1981). The celluloid closet: homosexuality in the movies. New York: Harper & Row.

Salazar Pineda, M. (18 de febrero de 2017). Carta de protesta: No es homofobia, es un llamado a la igualdad. Opinión Caribe, Barranquilla. Recuperado de: https:// www.opinioncaribe.com/2017/02/18/carta-protesta-no-homofobia-llamado-la- igualdad

Saldarriaga, V. [@SaldarriagaSoto]. (21 de febrero de 2017). No entiendo por qué hubo personas de la comunidad LGBTI que desnudaron su cuerpo en el desfile de Guacherna... [Tweet]. Twitter. https://twitter.com/SaldarriagaSoto/status/834091677228822529/photo/1

Subero, G. (2008). Fear of the Trannies: On Filmic Phobia of Transvestism in the New Latin American Cinema. Latin American Research Review, 43 (2), 159-179. Recuperado de: http://www.jstor.org/stable/20488133

Villalobos Robles, J. D. (29 de agosto de 2007). El español hablado en Barranquilla [mensaje en un blog]. La cuestión barranquillera. Recuperado de: https://sites.goo- gle.com/site/jdvillalobos/barranquillerismos

Zurian Hernández, F. A. y Herrero Jiménez, B. (2014). Los estudios de género y la teoría fílmica feminista como marco teórico y metodológico para la investigación en cultura audiovisual. Área Abierta, 14 (3). https://revistas.ucm.es/index.php/ ARAB/article/viewFile/46357/44209

Audiovisuales

Arocha, L. E. (Director). (1974). Al mal tiempo buena cara o La ópera del mondongo. [Película]. Bolivariana Films.

Cadena, J. y Marino V. (Directores). (2017). El ritual de las caras sucias: La conversión del maíz en crispeta. [Video Registro Performance]. C. María Romero.

Cantillo, V. (Director). (2015). Crónicas traslocadas: La Madonna de Maicao. [Documental]. Mar de Leva Producciones.

Cepeda Samudio, Á. (Director). (1961/1986). Un carnaval para toda la vida. [Película]. Compañía Cinematográfica del Caribe.

Cuartas Rodríguez, P. (Directora). (2018). Serie Sin Closet Historias: Guacherna gay: la historia de la reina que soñó con ser psicóloga. [Documental]. El Espectador.

Cuartas Rodríguez, P. (Directora). (2018). Serie Sin Closet Historias: Oriana Martínez Mataron a una trans ... y a su familia. [Documental]. El Espectador.

Cuartas Rodríguez, P. (Directora). (2018). Serie Sin Closet Historias: Casa de Madonna, el refugio de las trans venezolanas. [Documental]. El Espectador.

Desconocido. (Director). (2012). Desfile Gay 2012 Carnaval de Barranquilla ?Reina del Carnaval Gay 2012: Vanessa Rojas?. [Video Registro Amateur]. Goyo Producciones.

Desconocido. (Director). (2014). Desfile Gay Carnaval de Barranquilla 2014 Reina del Carnaval Gay 2014: Daniela Navarro. [Video Registro Amateur]. Goyo Producciones.

Desconocido. (Director). (2015). Guacherna Gay 2015 Reina del Carnaval Gay 2015: Laura Branigan. [Video Registro Amateur]. Demis Impacto Producción.

Desconocido. (Director). (2017). Desfile Gay Carnaval de Barranquilla 2017 Reina del Carnaval Gay 2017: Julitza Gutiérrez. [Video Registro Amateur]. Goyo Producciones.

Escobar Eljach, J. y Lummerman, D. (Directores). (2010). Disfrázate como quieras. [Documental]. Corporación Disfrázate como quieras.

Flórez, J. C. (Director). (2015). Comunidad LGBTI. La historia de Linda Yepes (serie Dossier) [Docu- mental]. Productora ANTV.

Franco, R. (Directora). (2009). John Better. Locas de felicidad. Crónicas travestis y otros relatos. [Vi- deoarte]. La iguana ciega.

García Garzón, C. (Director). (2017). Cuando la guerra se convierte en Carnaval. [Documental]. Semana Rural Producciones.

García, S. (Director). (2012). Gilbert Soto, la más Camélica Noreña (serie Impacto) [Reportaje]. Sergio García & Asociados.

García, S. (Director). (2013). El retorno de Dayanna Visconti al Carnaval de Barranquilla (serie Impac- to) [Reportaje]. Sergio García & Asociados.

García, S. (Director). (2013). Casa de Reinas Trans (serie Impacto) [Reportaje]. Sergio García & Asociados.

Malagón, L. F. (Director). (2018). Mar de colores: Carnaval Gay. [Documental]. Rana Dorada Producciones.

María Romero, C. Aka Atabey Mamasita (Director). (2012). Crossover. [Video Registro Per- formance]. C. María Romero.

María Romero, C. Aka Atabey Mamasita y Rogers, T. (Directores). (2016). Vogue-Chi. [Video Registro Performance]. C. María Romero y T. Rogers.

María Romero, C. Aka Atabey Mamasita y Warwick, S. (Directores). (2018). HQ – [I feel so Mezzaniney]. [Video Registro Performance]. C. María Romero y S. Warwick.

Massard, G. (Directora). (2012). Disfrázate como quieras. [Videoarte]. G. Massard.

Plattner, Felix A. S.J. (Director). (1957). La Panamericana Dokumentarfilm. [Videoarte]. Compañía de Jesús y Memoriav.

Triana, G. (Directora). (2007). Cada uno sabe su secreto. [Documental]. Producciones El Sur Ltda.

Vargas, R. (Director). (2009). La puntica Sal con el korazon. [Documental]. La Puntica Films.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Memorias