Resumo
Germán Espinosa (1938-2007) é um dos escritores mais importantes do Caribe colombiano, contudo, sua obra permanece desconhecida para a maioria dos leitores de seu próprio país. Por isso, este artigo oferece, em primeira instância, um breve perfil do escritor, a partir de algumas experiências significativas que ajudam a compreender as diferentes posições que podem ser vistas em seu projeto narrativo. Em seguida, aprofunda-se em questões tais como: os vínculos da memória, a história afro-caribenha, muitas vezes invisibilizada; os problemas da escravidão e do racismo. Para fechar este trabalho, analisa-se detalhadamente o papel transgressor do desejo e do erotismo em alguns de seus contos, bem como em seu romance mais conhecido.
Referências
Araújo, O. (2012). Germán Espinosa: transgresión y continuidad en la tradición literaria colombiana. Atenea (506), 57-69.
Araújo, O. (2013). La memoria como ficción: una estética de la historia en Juan José Saer y Germán Espinosa. Osorno: Alpha.
Araújo, O. (2014). Eros a contraluz. Barranquilla: Universidad del Norte.
Espinosa, A. (2000). Espinosa oral. Las 24 mejores entrevistas a Germán Espinosa. Barranquilla: Fondo de Publicaciones de la Universidad del Atlántico.
Espinosa, G. (1954). Letanías del crepúsculo. Bogotá: Imprenta Prag.
Espinosa, G. (1965). La noche de la Trapa. Bogotá: Continente.
Espinosa, G. (2007). La tejedora de coronas. Bogotá: Alfaguara.
Espinosa, G. (1989). Guillermo Valencia. Bogotá: Procultura.
Espinosa, G. (1995). Obra poética. Bogotá: Arango Editores.
Espinosa, G. (1999). Romanza para murciélagos. Bogotá: Norma.
Espinosa, G. (2001). Sus mejores cuentos. Medellín: Fondo Editorial Universidad Eafit.
Espinosa, G. (2002a). Cuatro formas de erotismo fantástico. En G. Espinosa, Ensayos completos, vol. II, (pp. 101-105). Medellín: Fondo Editorial Universidad Eafit.
Espinosa, G. (2002b). Ensayos completos. Medellín: Fondo Editorial Universidad Eafit.
Espinosa, G. (2003). La verdad sea dicha: Mis memorias. Bogotá: Taurus.
Espinosa, G. (2007). Cuentos completos. Bogotá: Alfaguara.
Goytisolo, J. (1977). Disidencias. Buenos Aires: Seix Barral.
Gutiérrez, R. (1982). La literatura colombiana en el siglo XX. En Manual de historia de Colombia, vol. III (pp. 445-536). Bogotá: Instituto Colombiano de Cultura.
Henao, S. (2003). Germán Espinosa: Sus cuentos y la religión. Literatura y Filosofía. Revista de la Universidad Tecnológica de Pereira, 1 (1), 160-168.
Morales, J. (2008). Germán Espinosa o la historia devorada. En C. Figueroa, L. M. Giraldo & C. E. Acosta (Eds.). Germán Espinosa: Señas del amanuense (pp. 153-169). Bogotá: Universidad Javeriana.
Ortega, M. G. (2008). Conversando con Germán Espinosa. Nueva Gaceta (14), 6-14.
Pineda, Á. (1986). Erotismo y religión en la poesía de Quevedo. Thesaurus, XLI (1-3), 295-306.
Rama, Á. (1982). La novela en América Latina: Panoramas (1920-1980). Bogotá: Procultura.
Rivera-Rodas, Ó. (1989). El discurso modernista y la dialéctica del erotismo y la castidad. Revista iberoamericana, LV (146-147), 43-62.
Sábato, E. (2004). El escritor y sus fantasmas (1963). Barcelona: Seix Barral.
Tatis, G. (2008). El mundo según Germán Espinosa. Bogotá: Icono-Universidad Tecnológica de Bolívar.
Torres, C. L. (2007). Germán Espinosa: La escritura versal. Fractal, XII (45-46), 101-112.
Valencia, C. (2008). Todas las cartas en el naipe negro: Sobre la estructura narrativa en la cuentística de Germán Espinosa. En C. Figueroa, L. M. Giraldo & C. E. Acosta (Eds.). Germán Espinosa: señas del amanuense Bogotá: Universidad Javeriana, (pp. 265-274).
Yagüe, E. (2000). Un escritor fascinado por las sectas esotéricas. En A. Espinosa, Espinosa Oral: Las 24 mejores entrevistas a Germán Espinosa. Barranquilla: Universidad del Atlántico, (pp. 165-168).
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Memorias