Duas décadas após a privatização da ferrovia no México: Os casos de Nuevo Casas Grandes, Chihuahua, e Empalme, Sonora (México)
PDF (Español (España))
HTML (Español (España))

Palavras-chave

Ferrocarril
Pobreza Humana
ex trabajadores
Nuevo Casas Grandes
Empalme Railroad
human poverty
former workers
Nuevo Casas Grandes
Empalme Ferrovia
pobreza humana
ex-trabhaladores
Nuevo Casas Grandes
empalme

Resumo

O principal objetivo deste artigo é analisar os impactos do desaparecimento da ferrovia em dois locais no norte do México. Esas localidades são Nuevo Casas Grandes (NCG), Chihuahua, e Empalme, Sonora. Eles são de especial interesse por sua fundação, tendo em vista o início e o desenvolvimento da atividade ferroviária em meados do século passado e por sua importância como ramificações de suas respectivas rotas. Para alcançar a tarefa declarada, usamos informações secundárias de fontes oficiais, INEGI e CONEVAL, para observar a evolução de problemas sociais como a pobreza, diante da suspensão total da ferrovia no NCG e das oficinas de reparo geral e transporte de passageiros no Splice. Também realizamos um exercício empírico utilizando a metodologia do Índice de Pobreza Humana (IPH) desenvolvida pelo PNUD, consistindo na identificação desse fenômeno com base em quatro indicadores sociais: renda, saúde, educação e moradia. Por fim, é exposta a opinião de alguns ex-trabalhadores, que estudam em profundidade as formas de trabalho na ferrovia, salários, benefícios, promoções e sua posição em relação à privatização da filial.

https://doi.org/10.14482/memor.44.972
PDF (Español (España))
HTML (Español (España))

Referências

Acemoglu, D. y Robinson, J. A. (2012). Por qué fracasan los países. Los orígenes del poder, la prosperidad y la pobreza. España: Paidós.

Arcudia, E., Torres, B. y Orta, S. (2018). La privatización de las empresas estatales en México 1982-2000. Universitarios Potosinos. Pp. 22-27.

Bryan T. A. (2017). Political Power In Porfirio Diaz’s Mexico: A Review and Commentary. Historian 38(4):648-668. doi: 10.1111/j.1540-6563.1976.tb00055.x

Collado, M. D. (2016). Thomas Braniff y la construcción del ferrocarril. Mirada Ferroviaria, 26(5). De la Garza, E. (2006). Restructuración productiva, empresas y trabajadores en México. México: Fondo de Cultura Económica/UAM–Iztapalapa.

De la O, E. y Quintero, C. (Coords.) (2001). Globalización, trabajo y maquilas: las nuevas y viejas fronteras en México. México: Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social/Fundación Friedrich Ebert/Centro Americano para la Solidaridad Sindical Internacional/Plaza y Valdés.

González, J. D. (2018). El transporte ferroviario. H. Camara de Diputados, LVIII Legislatura. México: CESOP.

Consejo Nacional de Evaluación de la Política Social (2010). Resultados de pobreza en México 2010 a nivel nacional y por entidades federativas. México, D.F.

Gil-Diaz, F. y Carstens, A. (1996). One Year of Solitude: Some Pilgrim Tales about Mexico’s 1994-1995 Crisis. American Economic Review, American Economic Association, 86(2), 164-169.

Griffith-Jones, S. (1996). La crisis del peso mexicano. Revista de la CEPAL. Número, n.° 60, 151- 170. Santiago de Chile.

Grunstein, A. (2008). A un siglo de la consolidación: nueva evidencia documental sobre el nacimiento de los ferrocarriles nacionales de México. C. N. Ferrocarrilero, Ed. México: Mirada Ferroviaria (06).

INEGI (2010). Censo General de Población y Vivienda. Recuperado de: https://www.inegi.org.mx/programas/ccpv/2010/.

Juárez, P. (2014). Los ferrocarriles y el maderismo 1910-1913. Mirada Ferroviaria. Recuperado de: http://www.chihuahuamexico.com/index.php?option=com_con- tent& task=view&id=6139&Itemid=30

López Ortiz, H. (2006). Ferrocarriles mexicanos: Del monopolio del Estado al oligopolio privado y extranjero . México: Jurídicas UNAM. En la Reforma del Estado en Blanco y Negro/ Agenda para la Reforma del Estado. Cámara de Diputados del Congreso de la Unión.

López Salazar, R y De la Torre H. (2019). Impactos de la desaparición del ferrocarril en dos municipios del noroeste de México. Estud. soc. Rev. aliment. contemp. desarro. reg.[online], 29, 54, e19755. http://dx. doi. org/10.24836/es. v29i54. 755.

Márquez T. (2005). Los archivos de Ferrocarriles Nacionales de México. Am. Lat. Hist. Econ, 23. Mireles, A. L. (2005). Desarrollo regional y cultural del estado de Chihuahua. Archivo de

la Biblioteca Municipal, Nuevo Casas Grandes.

Programme, U. N. Human Development Report (1997). Estados Unidos: Oxford University Press.

Reygadas, L. (2002). Ensamblando culturas. Diversidad y conflicto en la globalización de la industria. Barcelona: Gedisa.

Staines Orozco, R. y Reyes A. (2011). Vías verdes del Noroeste del Estado de Chihuahua, ruta: Ciudad Juárez - La junta. México: Universidad Autónoma de Ciudad Juárez,

Valencia Islas, A. (2017). El descarrilamiento de un sueño. Historia de los Ferrocarriles Nacionales de México, 1919-1949. México: Secretaría de Cultura - El Colegio de México.

Zamorano, E. (1984). Historia del Ferrocarril Chihuahua-Pacífico. Memoria del VIII Simposio de Historia y Antropología (pp. 301-317). Universidad de Sonora, Departamento de Historia y Antropología.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Memorias