Práticas artísticas e rituais no Festival de Periquillo de Pueblo Viejo, Magdalena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14482/memor.32.10342

Palavras-chave:

carnaval, arte, rito, folclore

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa etnográfica sobre o carnaval de Periquillo, fenômeno cultural que se celebra cada 20 de janeiro em Pueblo Viejo, Magdalena. Esta celebração se move em torno da produção e exibição de uma espécie de figuras antropomórficas chamadas periquillos. As práticas que se fazem dentro deste carnaval condensam o artístico eo ritual produzindo, desta forma, a circulação de elementos simbólicos que falam sobre as vidas e experiências desta sociedade, e também sobre suas memórias e as formas que a comunidade pensa sobre si. Em seguida, este trabalho tem como principal alvo a problematização da arte e do ritual como elementos potenciais que permitem interpretar a vida social; Por esta razão essa pesquisa pretende fazer crer alguns paradigmas que querem ver apenas manifestações folclóricas nesse tipo de fenômenos, isolando-os do foco social e político de onde vêm.

Biografia do Autor

Wilhelm Londoño Díaz, Universidad del Magdalena, Colombia.

Antropólogo egresado de la Universidad del Cauca (Colombia). Actualmente es Decano de la Facultad de Humanidades de la Universidad del Magdalena. Sus áreas de interés incluyen los estudios sobre el patrimonio material e inmaterial, en especial del Caribe colombiano.

ORCID: 0000-0001-9791-5837

Correo: wlondonodiaz@gmail.com

Gina Baquero Porras

Antropóloga de la Universidad del Magdalena (Colombia). Artista plástica de la Universidad Jorge Tadeo Lozano. Líneas de interés en investigación: Patrimonio cultural, arte, antropología de la indumentaria.

ORCID: 0000-0001-9060-3582

Correo: ginabaqueroporras@gmail.com

 

 

Angélica Baquero Porras

Antropóloga de la Universidad del Magdalena (Colombia), interesada en líneas de investigación relacionadas con patrimonio, antropología simbólica y antropología de la ciencia y la tecnología.

ORCID: 0000-0002-2380-3522

Correo: baqueropangelica@gmail.com

Referências

Aguilera Díaz, M. (2011). La economi?a de las ciénagas del Caribe colombiano. Bogotá: Banco de la República. Recuperado de http://www.banrep.gov.co/docum/Lectura_finanzas/pdf/ lbr_economia_cienagas.pdf.

Ariño, A. (1992). La ciudad ritual: la fiesta de las Fallas. Madrid: Anthropos.

Bajtín, M. (1965). La cultura popular en la Edad Media y el Renacimiento. Barcelona: Barral Editores. Bell, C. (1992). Ritual theory, ritualpractice. Nueva York: Oxford University Press.

Calvache, M. B. (2007). Inocentadas, diablos, monigotes…Momentos de una transición.EnM. P. Vera (Ed.),Los años viejos. Quito: Fondo de Salvamento del Patrimonio Cultural de Quito. Recuperado de http://www.flacsoandes.edu.ec/libros/106617-opac.

Caro Baroja, J. (1992). Actos propios del carnaval. En El carnaval: análisis histórico-cultural (pp. 67-86).Madrid: Círculo de Lectores.

Da Matta, R. (1997). Carnavales, malandros y héroes: hacia una sociologi?a del dilema brasileño. México: Fondo de Cultura Económica.

Dewey, J. (1980). El arte como experiencia. Barcelona: Paidós.

Díaz, R. (1998). Archipiélago de rituales: teori?as antropológicas del ritual. México: UniversidadAutónoma Metropolitana, Anthropos.

Geertz, C. (1989). La interpretación de las culturas. Barcelona: Gedisa.

Geertz, C. (1994).Conocimiento local: ensayos sobre la interpretación de las culturas. Barcelona: Paidós. Maquet, J. (1986). La experiencia estética: la mirada de un antropólogo sobre el arte. Madrid: Celeste.

Martínez, S. (2012). La antropología, el arte y la vida de las cosas. Una aproximación desde Art and Agency de Alfred Gell.Revista de Antropologi?a Iberoamericana, 7(2), 171-196.

Montoya, S.(2000). Ritual y multivocalidad: el carnaval de Riosucio (Caldas) y el Carnaval de Barranquilla.Revista Colombiana de Antropologi?a, 36,pp. 156-179.

Ramírez, E.(2006). Ilustración y dominación: El periquillo sarniento bajo el Siglo de las Luces. Revista de humanidades: Tecnológico de Monterrey, 21, pp. 65-103.

Rey, E. y De la Cruz, T. (1987). El hombre y su mar. Santa Marta: Colcultura.

Sacchetti, E. (2009). Arte y Antropologi?a.Reflexiones en torno a una aproximación. La representación del cuerpo como un lugar de encuentro. Documento de Trabajo C2009/01. España: Fundación Centro de Estudios Andaluces. Recuperado de https://centrodeestudiosandaluces. info/PDFS/C200901.pdf.

Scott, J. (1990). La voz dominada: las artes del disfraz político. En Los dominados y el arte de la resistencia(pp. 167-205). México: Era.

Van Gennep, A. (2011). The rites of passage.Chicago: University of Chicago Press.

Otras referencias

Alcaldía Municipal de Pueblo Viejo, Magdalena (2005). Esquema de Ordenamiento Territorial:Pueblo Viejo compromiso de todos 2005-2017 (Ley 388 de 1997). Pueblo Viejo, Magdalena, Colombia.

Secretaría de Planeación Municipal (2008).Plan de desarrollo municipal 2008-2022: Renace… un Pueblo Viejo. Municipio de Pueblo Viejo, Magdalena, Colombia.

Publicado

2017-08-31

Edição

Seção

Dossier de Carnaval